Este blog tem o propósito de apoiar os professores em suas práticas pedagógicas e também ser mais um espaço de auxílio à formação para o programa UCA nas escolas.

Estimular o desenvolvimento intelectual na análise, raciocínio e solução de problemas, apoiados em ambientes e ferramentas de colaboração; possibilitar ao educando o desenvolvimento de sua capacidade de aprender a aprender, estimulando a sua autonomia através de projetos temáticos, multidisciplinares e interdisciplinares fundamentados no aprender fazendo, experimentando, criando, investigando, num processo conjunto de coautoria com os seus pares; desenvolver a capacidade para utilizar a tecnologia por meio de uma variedade de mídias para pesquisar (localizar, avaliar e coletar novas informações), comunicar informações e ideias (relatar resultados), efetuar registros diversos e dar vazão a criatividade (na solução de problemas e tomada de decisões); envolver o aluno por todos os meios possíveis: pela experiência, pelo som, pela imagem, pela representação/simulação, pela multimídia, pela interação presencial e virtual são algumas abordagens esperadas para o UCA.

Ao divulgar informações, conteúdos e estratégias para essa nova tecnologia, compartilhamos com os professores e gestores envolvidos nesse programa,  as ações realizadas no Brasil e em outros países relativas a este tipo de tecnologia. Com isso, este blog torna-se um espaço e mais uma oportunidade para as escolas compartilharem suas experiências e vislumbrarem novas possibilidades de uso pedagógico e de gestão  com esse programa.

Esse programa possui algumas especificidades:

– Os equipamentos ficarão com os alunos todo o tempo da aula, conectados em rede, então, estarão conectados à internet todo o tempo; como são netbooks, os alunos poderão se movimentar com eles pela escola (biblioteca, pátio e outros locais possíveis). É possível que algumas escolas liberam os alunos para levarem os equipamentos para casa, surgindo aí a possibilidade de incluir a família nas atividades, além de outros tipos de inclusão; os equipamentos possuem webcam, além de outras funcionalidades e ferramentas para uso dos alunos.

Com isso, é importante que os professores pensem em novas formas de ensinar, criando oportunidades para a aprendizagem dos alunos. São novas formas de descobrir e acessar as informações e também  produzir   coletivamente  novos conhecimentos .

Neste blog poderão conhecer:

Algumas informações do UCA:

– Site institucional do UCA Brasil

– Relatórios referentes à Avaliação de Impacto do Programa UCA Total.

– Suportes Técnicos que auxiliam o Programa UCA:

Banda Larga nas Escolas

Página de Suporte ao Laptop Educacional

Cartilha PROUCA – RNP


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: